Endocardite significa inflamação das estruturas internas do coração. Ela ataca principalmente as válvulas cardíacas. Forma-se geralmente quando uma bactéria que circula na corrente sanguínea se aloja em uma das válvulas, multiplicando-se e formando o que chamamos de "vegetação".
Se não for tratado a tempo, ela destrói a válvula acometida levando o paciente a um quadro de insuficiência cardíaca aguda e grave!
Existem dois tipos de endocartides:
 Infecciosa: é a infecção das válvulas e endotélio, causada pela entrada do microorganismo levando a deformações.
Reumática: atribuída à febre reumática (infecção por estreptococo), afeta todas articulações e coração, mas que não ataca diretamente o coração, ocorrendo um processo de sensibilização.
Além da insuficiência cardíaca, a endocardite também causas outras complicações, como:
- a embolização de pedaços desta vegetação
- Nos rins, pode provocar um quadro de glomerulonefrite
as endocardites tenham uma mortalidade próxima dos 30%, e as infecciosas que são causadas por essa bactéria são as mais graves e mais agudas!
O tratamento é feito obrigatoriamente com antibiótico por via venosa por 4 semanas.
Nos casos onde há destruição da válvula cardíaca pela infecção, uma cirurgia de troca valvar é necessária, com implantação de uma válvula artificial.
Nos casos onde há destruição da válvula cardíaca pela infecção, uma cirurgia de troca valvar é necessária, com implantação de uma válvula artificial.
1bj saudável ;)
:*

 

Nenhum comentário:
Postar um comentário